"Estou ficando sóbrio e me deparo com um mundo atordoado." Yan Soares

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ética televisisva


Já perceberam como os programas de televisão passam uma imagem errada? Eles contorcem muito daquilo que aprendemos com nossos pais, ou na escola. Como por exemplo, as novelas das oito, nas quais torcemos para que a traição seja efetuada e os adúlteros terminem juntinhos, filmes como “11 homens e um segredo”, “Jogo entre ladrões” e “Ladrões de diamantes” faz com que torçamos para que os infratores saiam ganhando.
Veja a sinopse do filme “Rambo - Programado Para Matar”, tirada do site http://www.adorocinema.com/filmes/rambo/: “O veterano John Rambo (Sylvester Stallone) da Guerra do Vietnã é preso injustamente por xerife (Brian Dennehy), mas consegue fugir e promove uma guerra não só contra o policial, mas contra toda uma cidade, causando pânico e destruição, que é o que ele sabe fazer de melhor”. Qual é a lição que esse filme traz para uma criança de 10 anos, no auge da sua formação intelectual e naquela faze que aprender o que é certo e errado é fundamental para suas ações futuras? Provavelmente, o garoto vai achar legal e vai fazer da sua mão uma pistola imaginária e ficar gritando Pow Pow, correndo pela casa. O pior é que não podemos dizer “Não”, assim do nada, ele acabou de ver um galã saradão fazendo a mesma coisa!
Uma novela que envolveu uma serie de atentados a nossa cultura foi BANG BANG, amávamos os ladrões travestidos, torcíamos pelo romance entre o médico e a prostituta japonesa (que formaram um casal de acompanhantes no final da novela), e aquela cristã fervorosa que era tida como louca pelo próprio marido e suas filhas que acabaram como cortesãs e cenas que envolviam pornografia leve eram passadas às 19h. Enfim, não posso aconselhar parar de assistirmos televisão e filmes, estaria sendo hipócrita, mas não nego que podemos filtrar essas futilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário