"Estou ficando sóbrio e me deparo com um mundo atordoado." Yan Soares

segunda-feira, 22 de março de 2010

Equilíbrio Universal


Discutindo com uma amiga minha sobre medicina ela disse que não teria coragem de chegar para a família de um paciente que morreu e anunciar o óbito. Na hora eu me recordei de uma teoria a qual chamo de teoria do Equilíbrio Universal, ela diz que nada acontece sem que haja algo de sentido oposto acontecendo também, é como se fosse, mais ou menos, a Terceira Lei de Newton (para cada ação, há uma reação de mesma direção, intensidade e sentido oposto.) em grande escala. No caso eu falei que é impossível dar sempre noticias boas ou que alegram, algumas vezes precisamos ser francos e falar a verdade.
Voltando a teoria, é possível citar deveras maneiras de como esse raciocínio é esquecido: não são raras as pessoas que dizem fazer sempre o bem, que só existe o céu e etc. Mas acontece que se uma pessoa faz coisas benéficas, outra faz coisas maléficas, se existe o paraíso, o inferno também está ali. Aí vem aquela pergunta: e porque as pessoas são tão más destruindo o planeta? Essa ingenuidade é, infelizmente, muito fácil de ser respondida: é que o Mal é quem está no comando e o Bem é que está, cada vez mais, sendo esquecido pelas pessoas. Todos se lembram daqueles desenhos animados nos quais, numa dúvida, o personagem via um anjinho e um diabinho, um em cada ombro, tentando convencer qual era a atitude “certa”. Tudo esta dentro de nós, o bem e o mal, a sabedoria e a ignorância, basta acharmos o ponto de equilíbrio. Imagina se o bode da figura trabalhar mais com um dos lados do seu cérebro do que outro, ou se não tiver concentrado o suficiente para achar uma interseção entre o que ele pode ou não fazer naquele momento crucial. Isso tudo deve ser levado em consideração para o bem maior: a sobrevivência.
Outro exemplo disso é a lei do capitalismo: se uma pessoa, uma empresa ou um país ganha, outro(a) perde, automaticamente. Não vou começar com um discurso sócio-comunista, até porque a utopia desejada, sendo bem redundante, é impossível se seguirmos a teoria em pauta. O que precisa é saber dosar e atingir um meio termo (como o yin yang, aquele famoso símbolo que mostra o equilíbrio entre forças opostas) que é o que garante o equilíbrio na terra e nos seres que nela habitam.

4 comentários:

  1. Fomos todos criados simples e ignorantes e estamos todos inseridos no processo de evolução... Cabe a nós fazer o bem, para que a consequência seja também o bem!
    Adoreiii o texto x)
    Meu preferido até agora! ^^

    Beijo, gato :*

    ResponderExcluir
  2. "é que o Mal é quem está no comando e o Bem é que está, cada vez mais, sendo esquecido pelas pessoas"
    que merda é essa, yanzinho?
    nao existe bem e mal, meu caro. quem define? quem consuma? quem de-li-mi-ta?
    porra de mal, yan. que porra de mal é essa?
    só existe prazer e falta dele.
    ou melhor.
    vc citou exemplso politicos.
    sociais.
    é tudo palhacada.
    é
    é
    é
    é
    é...
    é mto estranho.
    essas definicioes me deixam mto pertubada.
    o que é definir, afinal?
    palavra?
    meio?
    politica é uma coisa bizarra.
    precisa de mtas palavras e definicoes.
    esse bode nao sabe cair e se entregar no prazer.
    no
    no
    no
    no
    nas sensacoes boas.
    eu tou simbolista, mas algo mais.
    eu tou totalmente atipica, hoje.
    mas eu sou mulher.
    eu tenho depois que falar com vc.
    eu me retrocedo e avanco um pouco.
    mas esse bode.
    vai cair.
    só nao o deixe cair nessa pallhacada de bem e mal.
    isso é mto piada.
    isso me faz graca.
    mas nao no bom sentido

    ResponderExcluir
  3. Ou tri, não me subestima, repara que não definí nenhuma palavra.. como dito no post, tudo esta dentro de nós. Deixei aberto a essas conclusões! e sim, se o bode cair naquele momento, quanta coisa ele vai perder no resto da vida dele? nunca mais vai tranzar com cabritas, nunca mais vai comer ervas, enm ficar cuspindo e dando chifrada... ele pode se entregar ao hedonismo demasiadamente, só precisa não morrer. se bem que a morte é relativa, e dependo da ocasião (como numa cobertura) ela seja até bem-vinda.
    Enfim.

    ResponderExcluir