
Discutindo com uma amiga minha sobre medicina ela disse que não teria coragem de chegar para a família de um paciente que morreu e anunciar o óbito. Na hora eu me recordei de uma teoria a qual chamo de teoria do Equilíbrio Universal, ela diz que nada acontece sem que haja algo de sentido oposto acontecendo também, é como se fosse, mais ou menos, a Terceira Lei de Newton (para cada ação, há uma reação de mesma direção, intensidade e sentido oposto.) em grande escala. No caso eu falei que é impossível dar sempre noticias boas ou que alegram, algumas vezes precisamos ser francos e falar a verdade.
Voltando a teoria, é possível citar deveras maneiras de como esse raciocínio é esquecido: não são raras as pessoas que dizem fazer sempre o bem, que só existe o céu e etc. Mas acontece que se uma pessoa faz coisas benéficas, outra faz coisas maléficas, se existe o paraíso, o inferno também está ali. Aí vem aquela pergunta: e porque as pessoas são tão más destruindo o planeta? Essa ingenuidade é, infelizmente, muito fácil de ser respondida: é que o Mal é quem está no comando e o Bem é que está, cada vez mais, sendo esquecido pelas pessoas. Todos se lembram daqueles desenhos animados nos quais, numa dúvida, o personagem via um anjinho e um diabinho, um em cada ombro, tentando convencer qual era a atitude “certa”. Tudo esta dentro de nós, o bem e o mal, a sabedoria e a ignorância, basta acharmos o ponto de equilíbrio. Imagina se o bode da figura trabalhar mais com um dos lados do seu cérebro do que outro, ou se não tiver concentrado o suficiente para achar uma interseção entre o que ele pode ou não fazer naquele momento crucial. Isso tudo deve ser levado em consideração para o bem maior: a sobrevivência.
Outro exemplo disso é a lei do capitalismo: se uma pessoa, uma empresa ou um país ganha, outro(a) perde, automaticamente. Não vou começar com um discurso sócio-comunista, até porque a utopia desejada, sendo bem redundante, é impossível se seguirmos a teoria em pauta. O que precisa é saber dosar e atingir um meio termo (como o yin yang, aquele famoso símbolo que mostra o equilíbrio entre forças opostas) que é o que garante o equilíbrio na terra e nos seres que nela habitam.